terça-feira, 9 de julho de 2013

Uma médica e seu DESABAFO!!!!!!

Publicado no  portal SOS SAÚDE BRASILEIRA estou republicando embora a autoria não conste, pela importância deste "desabafo"!

by bia lopes

"Há um ano, pegava meu sonhado diploma... na primeira semana já tinha emprego, todos ficavam maravilhados com a "facilidade" de se arrumar um emprego como médico, eu ficava calada... 

Fechei um contrato de 1 ano de plantões, sem direito a nada, e se não trabalhasse por algum motivo (que seja doença) não receberia por tal, eu teria que arrumar outro para me substituir e pagá-lo para tal, ou seja que me "virasse". Até o belo dia que resolvi trabalhar no interior, nunca pensei que ai sim meus problemas aumentariam... Fazia ESF e plantões, e em um mês contabilizei 21 plantões no mês e 20h semanais de ESF fechando o ano estava MORTA!!!! 

Tanto na ESF e no plantão eram só problemas... Mudança de governo municipal... pensa!!! Faltava TUDO!!!! Cheguei a assumir plantão sozinha, pois o colega não aguentou (e dou razão) e não foi mais... Liguei para a CREMEGO para saber como me resguardar, e o que eles falaram??? Fique ai, não pode ir embora senão sofrerá consequências graves... Ou seja, me ferrei, sozinha no único hospital de uma cidade... e que faltava TUDO!!! 
Não faltava médico, faltava estrutura... o Colega não queria se submeter ao que estava acontecendo... E dou toda a razão para ele!!! Mas, a melhor parte vem depois... sempre... Iniciando o ano, nova administração, fiquei 3 meses sem receber e meu "contrato" inicial seria de 3 meses, prorrogável por mais um mês... Olha que absurdo???? Janeiro, Fevereiro e Março sem receber... Quantos colegas médicos não passam por isso????? 

SATUREI... Passei na sonhada residência e larguei tudo isso... Pensei ah! vai mudar.... AHRAMMMMM.... tá fácil... a última coisa aconteceu ontem... um colega me liga perguntando se quero trabalhar, ele TERCEIRIZOU a mão de obra médica com a prefeitura.... e não se faz contrato, vai lá trabalha e recebe... sem vínculo algum.... Fiquei enojada!!!! O que ele fez não é diferente do que o Padilha está fazendo.... Fico com vergonha!!!! 

Outro aspecto que me fez realizar esse desabafo foi muito mais por estar de férias nesses dias... Passei a ter mais tempo para conversar com minha empregada doméstica (carteira assinada, com TODOS os direitos), com os porteiros do meu prédio, fiquei em salas de espera de consultórios médicos horas, esperando consulta, e com tudo que ouvi só tenho uma coisa para dizer: 

GENTE ESTAMOS SOZINHOS.... VOCÊS TEM QUE IR PARA A RUA E OUVIR O QUE FALAM DOS MÉDICOS... TEMOS QUE SAIR DA COMODIDADE QUE ESTAMOS, EM ENTENDER O QUE A NOSSA EXCELENTÍSSIMA PRESIDENT"A" ESTÁ FAZENDO E O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO!!! 

Se não nos unirmos as outras classes da saúde, enquanto não nos fizermos mais humildes de saber que não fazemos NADA sozinhos, vamos continuar sendo os burgueses que só pensam em dinheiro!!!! A realidade da saúde não afeta só médicos, afeta TODOS os que trabalham.... Devemos sinceramente nos unir com enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, psicólogos... TODOS em prol de um bem comum!!! Se achatam nosso salário, imagina dos outros???? 

De nada adiantará ficarmos indignados, revoltados, humilhados, se não vermos o que verdadeiramente temos que fazer!!!! Não somos nós MÉDICOS.... Somos a saúde!!!! Tenho no meu face todos da área da saúde e gostaria muito de pedir que entremos nessa luta JUNTOS!!!! 

Fiz Medicina por amor!!!! E a faço com todo esse sentimento!!!! Eu só quero valorização da saúde!!! Não é demagogia, para quem me conhece e trabalhou comigo sabe que faço por AMOR!!!!!!!! Estou em LUTO e na LUTA porque quero saúde e não tratar doenças... Faço especialidade em Medicina de Família e Comunidade, uma especialidade que é prevenção.... cuidado.... atenção"!!!! 

DESABAFO!!!!!!

Do portal SOS SAÚDE BRASILEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário