sábado, 3 de setembro de 2011

Copa do Mundo de 2014


Outro importante artigo do escritor Orlando Sabka, vale a pena ler!      
Pergunto-me, por diversas vezes, se estamos preparados para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Os gastos, para esse mega-evento, ultrapassam 11 bilhões de reais, talvez até bem mais. Nada contra a Copa do Mundo. Vamos construir e/ou refazer 12 estádios com toda infra-estrutura inerente a essa Copa, desde o entorno aos estádios, amplos acessos, novas rodovias, amplas avenidas, praças, reforma e ampliação de aeroportos e assim por diante. Novos postos de trabalho por quatro anos, com uma movimentação enorme de mercadorias e produtos dos mais diversos. Hotéis e pousadas se preparando para o evento. Milhares de turistas, gastos em hotéis e restaurantes e por aí vai. Até aí tudo bem, às mil maravilhas, mas me sentiria bem mais feliz se houvesse, na mesma proporção, investimentos na saúde, em segurança, educação, saneamento básico, moradia, etc. e etc., para que nossa gente tivesse vida digna em seu mais amplo sentido.
Poderíamos, por exemplo, proporcionar água tratada e coleta de lixo para mais de dois milhões de residências; ampliar o Programa Saúde da Família para 2,2 milhões de pessoas; luz para mais de 1,6 milhões de pessoas no campo; bancar o Bolsa Família, período de um ano, para dois milhões de famílias; construção de 600 mil casas populares; financiar projetos de cinturão verde para milhares de cidades, para o devido abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros; alavancar as pesquisas científicas, etc.
Nunca esquecendo que os impostos que pagamos são altíssimos. Temos que lembrar também que estaremos sediando as Olimpíadas em 2016. Com certeza haverá custos na ordem de milhões de reais. Nós, como sempre, pagamos a conta.
Somos, na realidade, um país com problemas econômicos e sociais gravíssimos, com diversos bolsões de miséria humana, tanto nas cidades como no campo. As necessidades e dificuldades são várias, basta observar que são milhões de pessoas passando fome e sem um teto para morar.  Saneamento básico, então, é uma utopia e, enquanto isso, a roubalheira e corrupção correm soltas pelo país, graças à impunidade. Um triste contraste. Eu ficaria bem mais feliz se houvesse mais hospitais, PSFs e PA (Pronto Atendimento) com dignidade e respeito ao ser humano. Que os professores fossem bem remunerados e devidamente habilitados e que o ensino  ministrado de tal maneira a formar cidadãos conscientes de amanhã. Aplaudiria se houvesse a reforma do Código Penal com penas elevadas  e que as prisões fossem humanizadas a ponto de devolver os reeducando a sociedade como cidadão de bem.  Ficaria ainda mais feliz se nossas fronteiras tivessem a devida guarda pelas Forças Armadas e Polícia Federal, de tal modo que drogas e armas jamais pudessem entrar em nosso país, pois assim estaríamos salvando nossos jovens e suas respectivas famílias desse inferno, que tão somente destrói nossa gente. 
ORLANDO SABKA



Um comentário:

  1. Realmente, o amigo Sabka tece considerações pertinentes sobre a realidade brasileira de tal maneira que, acredito eu, mostra a opinião de grande parte de brasileiros...

    ResponderExcluir