quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

SAÚDE e descaso....

...e a teia da aranha

Surgiu um ‘caroço’ ou inchaço no pescoço, logo abaixo da nuca, dolorido e que causa uma sensação de incomodo, pelo fato de doer o tempo todo...
Médico 1- Procurei o médico do postinho que diagnosticou “rápida e inteligentemente” ser gordura! Chocada sequer questionei:
---“Gordura dói, doutor?”  
Este atendimento médico é altamente questionável, pois pode ser qualquer coisa insignificante como pode ser um aviso do organismo sobre qualquer coisa mais grave...
Bem, é o mesmo profissional que, mesmo sabendo que o paciente já realizou vários exames, tipo RX, Tomografia e Ressonância Magnética, mas, para ‘mostrar serviço’ solicita outro RX!!!
Médico 2- Com a dor incomodando, alguns meses depois, foi novamente agendada nova consulta com outro médico. O agendamento foi rápido, para 02 dias depois...
Depois de passar pela triagem, é só aguardar o médico chegar... Depois de uma cansativa espera, chega o médico, chama rapidamente o primeiro paciente, um o entrar notei o médico observando o ar condicionado... Ele teceu um comentário:
--- “Não está funcionando”...  Demorou mais um tempo, ligando e desligando o aparelho, demonstrando estar chateado e preocupado. Com o ar condicionado.
Quando resolveu voltar à mesa do consultório, eu interrompi, pedindo:
---Doutor, aproveita e olha este caroço em meu pescoço... (de outra forma ele sequer olharia).
Olhou e perguntou “onde”? e sentou-se para preencher um papel e me informar que eu deveria procurar um ortopedista. Simples assim.
Tive uma certeza: Somos realmente seres complexos, fragmentados... Verdadeiros "quebra-cabeças" para alguns profissionais da medicina....

Levantou-se e foi novamente mexer no ar condicionado... E eu percebi que o problema do aparelho era muito mais grave e importante que minha dor e o caroço em meu pescoço... Enfim, o aparelho recebeu muito mais atenção médica que o problema em meu pescoço!
Ao sair, observei que uma aranha havia confeccionado uma bela teia de aranha, ligando minha moto à parede...
Tive que pedir desculpas (mentalmente) à dona aranha, por destruir o trabalho delicado, tão caprichadamente tecido, ao qual ela, certamente, dedicou mais atenção e capricho, que o tal profissional de saúde dedica aos seus pacientes, refletindo que, quem sabe se ele se especializasse em consertos de aparelhos de ar condicionado poderia ser um bom profissional...
De minha parte a odisséia continua, o caroço continua a doer e vou buscar o terceiro médico... Que espero que resolva o problema, solicite exames, enfim faça um diagnóstico...


Beatriz Antonieta Lopes
Bióloga graduada-UFMT,

Com especialização em Entomologia Médica-FIOCRUZ

imagens:http://www.fotosearch.com.br/fotos-imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário