Publico aqui o excelente artigo do escritor Orlando Sabka, que trata de um assunto importante e relegado pelas autoridades municipais!
Beatriz
Beatriz
Quebra-molas
é retrocesso
Infelizmente
em Rondonópolis ainda temos uma enxurrada de quebra-molas/lombada na maioria
dos bairros. Todos eles, além de ser um retrocesso em termos de segurança no
trânsito, foram construídos fora de medida, se tornando algo perigoso para os
motoristas e motociclistas, além de poucos terem a placa de sinalização na
proximidade.
Por exemplo,
no Bairro Colina Verde existem alguns quebra-molas sem nenhuma serventia e sem
placa de sinalização. Um transtorno para quem por lá trafega. Outro exemplo de
inutilidade é o quebra-molas existente à Rua Otávio Pitaluga, após o Rio
Arareau, sentido bairro centro. Uma verdadeira arapuca aos motoristas e
motociclistas, pois foi construída fora dos padrões exigidos por lei e muito
próxima à ponte, sem a devida necessidade, uma vez que aproximadamente 50/60
metros adiante tem um semáforo, junto à Av. Don Wunibaldo.
De acordo com
a resolução 39 do CONTRAN, existem dois tipos de tamanho de lombadas. No tipo 1
as medidas são 8 cm de altura, 1,5 m de largura e no tipo 2 (a ideal) 10 cm de
altura por 3 metros de largura, ambos com o comprimento igual a largura da rua
e ou avenida.
De modo geral
as lombadas atrasam ambulâncias e bombeiros para um deslocamento rápido, como
também, se mal construídas, como de costume, danificam caminhões, automóveis e
motos, pondo em risco de morte seus ocupantes. É claro que devemos proteger
também os pedestres. Para tanto se deveriam implantar mais semáforos e lombadas
eletrônicas e não exigir dos governantes municipais mais quebra-molas que, no nosso
entendimento, deveria ser extintos, de modo a proteger pedestres e condutores
de veículos. Em locais estratégicos se faz necessárias rotatórias, como é o
caso da MT 270, próximo da Avenida Don Pedro II, para o devido acesso aos
Bairros Colina Verde, Nova Colina, Terra Nova e demais conjuntos habitacionais
na grande região da Sagrada Família, de modo a desobstruir o meio dessa
importante rodovia dos blocos de concreto ali colocado sem um devido estudo ou
diálogo com os moradores desses bairros, que são penalizados diariamente para
voltarem para seus lares, dando voltas e mais voltas por outros bairros e
avenidas, perdendo tempo, gastando mais combustível, além do incômodo que
causa.
Outro
monstrengo foi construído defronte ao Supermercado Big Master, junto à Av.
Fernando Correa da Costa, ocasionando congestionamento diário, além de por em
risco de acidente motoristas, motociclistas e pedestres. Uma aberração não da
natureza, mas de uma engenharia mal elaborada às pressas, com fim de resolver
uma situação emergencial, mas o tiro saiu pela culatra e, como sempre, nós
pagamos a conta. Muitos bairros são penalizados por falta de semáforos e,
muitas vezes, de uma simples rotatória. Tudo se resume em gestão responsável
com pessoas capazes, planejamento sério e sua devida implantação. Confiamos na
atual gestão pública e cremos que esses e outros problemas sejam solucionados.
O que dizer da
construção da passagem urbana de Rondonópolis que se arrasta por alguns anos e
que já consumiu dezenas de milhões de reais e nada, absolutamente nada de se
vislumbrar o seu término. Nada de ficarmos de braços cruzados, afinal é o nosso
dinheiro dos impostos que está sendo torrado. Responsabilidades devem ser
apuradas.
Queremos um
trânsito moderno que possa fluir normalmente, cuja segurança de todos esteja em
primeiro lugar, pois Rondonópolis tem obrigação de servir de modelo para o
Estado de Mato Grosso, pois é uma das principais cidades do Estado, talvez a
mais pujante e um bom exemplo é sempre bem-vindo.
Nos países
adiantados, considerados primeiro mundo (Estados Unidos, Canadá, Japão e países
europeus), quebra-molas há décadas deixou de existir. Em seu lugar existem
rotatórias, semáforos e lombadas eletrônicas.
Por que não
implantar esses sistemas em nossa cidade, ao invés de se construir mais
quebra-molas, como algumas pessoas assim desejam, principalmente junto aos
bairros mais afastados do centro de nossa cidade? Precisamos avançar e não
retroceder. Quebra-molas é atraso de vida, é não proporcionar qualidade de vida
e segurança para nossa gente, seja pedestre, motorista ou motoqueiro. Queremos
sempre o melhor para nossa cidade. Vamos eliminar os quebra-molas e implantar
semáforos e lombadas eletrônicas e, dentro da necessidade, várias rotatórias,
pois seu custo é relativamente baixo e fácil de ser implantado.
ORLANDO
SABKA
E-mail: osabka@terra.com.br
Rondonópolis/MT, fevereiro de 2013.
Além de não conhecer nenhuma vantagem para pedestres ou motoristas e motociclistas,sabemos dos riscos e dos muitos acidentes provocados pelos perigosos quebra-molas espalhados pela cidade...
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