sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CAOS NA SAÚDE DE RONDONÓPOLIS


A falta de medicamentos, a demora para exames e consultas, não é nada disto que mostra a enganosa propaganda veiculada pela prefeitura nas unidades de saúde!

Gostaria de saber de qual setor Saúde ou Educação, foram “captadas” verbas que foram destinadas para a aquisição de centenas de televisores espalhados em toda a rede de saúde, nas unidades de maior porte, CEADAS, por exemplo, existe meia dúzia ou mais destes aparelhos, divulgando como tudo ‘funciona maravilhosamente bem’ em Rondonópolis...
Estes equipamentos visam fazer uma lavagem mental na população que sentada, aguarda pelo atendimento médico e depois, se foi atendido, com a receita na mão se encaminha até a farmácia do SUS para descobrir que o medicamento está em falta... Não há uma semana e sim há seis, sete ou oito meses!
O desrespeito com a população é imenso, pessoas aguardam meses por um exame, por uma consulta especializada!

uma das farmácias, observe que as caixas viradas indicam a falta do medicamento...

Não é isto que proclamam os televisores pagos com verbas públicas, dinheiro seu, meu, nosso,  nas centenas de aparelhos generosamente espalhados pelos postos de saúde de nossa cidade!
Questiono, por exemplo, o chamado erroneamente de “Hospital da Mulher”, que com uma boa estrutura física para o atendimento ficou a espera de ser posto em funcionamento por mais de dois anos e meio... Tempo suficiente para equipar o local, mas está funcionando ‘a meia boca’...
E foi repentinamente inaugurado, para ‘marcar’ a passagem da vice-prefeita Marília Sales, durante os dias que ela assumiu a prefeitura municipal de Rondonópolis.
Comenta-se que a licença do prefeito durante a Semana da Pátria, em setembro, foi estratégica, para não ser exposto à vaia popular que recebe sempre que se apresenta em público...
Pois bem, o chamado Hospital da Mulher, colocado em funcionamento sem as mínimas e básicas condições para o atendimento das gestantes que ali realizam o pré-natal, pois não possuía sequer balança, item básico para acompanhar o desenvolvimento da gestação!
A imagem divulgada nos televisores, de ótima qualidade, ‘enche os olhos’ de quem assiste:

"Hospital da  Mulher" é o Centro de Atendimento Integrado da Saúde da Mulher
O mais grave é que, alguns casos suspeitos, pacientes com nódulos nas mamas, depois de avaliação médica e exames (ultrassom, mamografias) que algumas pacientes aguardaram longos meses para realizar, caso o profissional médico encaminhe para o Mastologista, profissional especializado em problemas nas mamas, a longa espera para este atendimento é aflitiva e assustadora!
Rondonópolis dispõe atualmente de dois ou três especialistas nesta área, atendendo pelo SUS e, seja pela má qualidade do agendamento ou por descaso, a fila não anda!
Uma funcionária do setor de mastologia revelou que sempre faltam pacientes com consultas agendadas para os médicos mastologistas, chegando a faltar até 04 pacientes num só dia!
O setor de marcação de consulta, onde os postos e PSF ligam para solicitar o agendamento, funciona precariamente, com muitos pacientes aguardando longo tempo, desistindo ou morrendo antes de conseguir...
adianta divulgar sobre a importância do exame?

Segundo declaração da funcionária do local “o SUS tem que acabar”... Esquece ela que, lamentavelmente ela faz parte do SUS e deve melhorar seu trabalho para que o  Sistema Único de Saúde - SUS atenda melhor a todos! Todos nós temos direito ao atendimento de qualidade!
Promotoria ‘engessada’ não se sabe se é pelo elevado número de reclamações ou qual o motivo...
O médico solicitou, sequencialmente um ultra-som depois uma  mamografia, a demora para autorizar, o retorno ao médico que analisou, não ficou satisfeito, mandou repetir os exames (mais uma longa espera!) e avaliou a necessidade de encaminhar ao Mastologista.Importante: Já passei por uma cirurgia de retirada de nódulos há alguns anos...
Esta etapa está em andamento há 03 meses, tempo que qualquer possível patologia evolua de forma irreversível...
Então minha indignação, ao assistir involuntariamente, no grande aparelho de TV “as orientações sobre os cuidados com nossa saúde” tem uma razão de existir...
Dei entrada na Promotoria dia 04 de Setembro, reclamando providencias. Hoje, 18 de Novembro fui informada que a coordenadora considerou ‘informações insuficientes’ o encaminhamento médico ao especialista!
E a Promotoria dos Direitos do Cidadão serve pra quê mesmo? O cidadão é desrespeitado em seus direitos e a Promotoria fica calada, aguardando o quê?



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O ASSASSINATO DA AVENIDA GOIÂNIA


 RONDONÓPOLIS



Ao perceber a instalação de um semáforo na Avenida Goiânia, via expressa de acesso a vários bairros de nossa cidade, no Conjunto São José, exatamente num local onde já ocorreram vários acidentes, pelo menos dois destes com morte, acreditei que o correto seria feito para corrigir os riscos que a Av. Goiânia apresentava.
             o novo semáforo da Avenida Goiânia

Mas, lamentavelmente esta via foi “cruelmente assassinada”!

Veja as fotos do crime:
a 'elaboração' do quebra-molas...

           Esta foto mostra um dos pontos críticos, o acesso ao Residencial Buriti:
ali, deveria ter sido construído um redutor de velocidade






           E nesta transversal em frente, também deveria receber um ‘quebra-molas’, neste local também houveram acidentes...
        Acredito que quem tomou esta decisão (unilateral e sem realizar uma análise aprofundada do local) cometeu um equívoco gravíssimo!
       A distorção foi analisar que ‘a culpa’ seria da Avenida Goiânia, não percebendo que a causa do problema é provocado por motoristas irresponsáveis QUE ACESSAM sem os devidos cuidados...
     Concordo com a necessidade de ‘quebra molas’ em alguns lugares para coibir ações que possam provocar acidentes e colocar a vida de muitos em risco!
     O local correto, onde deveriam ser construídos estes redutores de velocidade seria nas vias transversais que acessam a Avenida Goiânia e NÃO na própria avenida!
A Goiânia é uma via expressa e QUEM VAI ACESSAR deve ter todo o cuidado, observar ANTES de ingressar nesta avenida.
                       e o buraco, na rua continua crescendo...

      Acidentes gravíssimos ali já ocorreram, com mortes ou importantes seqüelas.
      As ruas transversais que ‘cortam’ a Avenida Goiânia estas sim deveriam receber os redutores (quebra molas). Pelas regras de trânsito quem tem que parar, observar e aguardar para acessar são os motoristas que estão numa destas ruas.
     Hoje, 16/11/11 aproximadamente às 13:00 ocorreu um acidente envolvendo um caminhão e uma moto.          Aparentemente um dos dois veículos avançou na Avenida Goiânia... Pela posição do caminhão este estaria atravessando a Avenida, atingindo a moto.
         Está realmente faltando uma análise crítica ANTES de ações   importantes no trânsito!
       A Av. D. Pedro é outro problema que requer urgentes providências devido ao caos em toda sua extensão!









terça-feira, 15 de novembro de 2011

Importante Depoimento da doutora Liziane Anzanelo


Onde foi parar o respeito ao ser humano? Leia o depoimento da Dra. Liziane!


Depoimento Dra. Liziane Anzanelo - Oncologista de Blumenau - SC

Meus amigos, como oncologista digo que ninguém está desejando mal ao Lula ou aos pacientes sofredores de câncer, mas sabemos que quando um governante passa na pele o que um paciente passa para ter o direito a um tratamento digno e justo, ou mesmo morre na fila esperando um medicamento, uma cirurgia ou simplesmente pela ineficiência do sistema, temos que nos revoltar!!!
Porque todos não tem o... direito de ter um diagnóstico no sábado e iniciar o tratamento na segunda, me digam um paciente que conseguiu essa presteza, ou que tratou linfoma com a droga de ponta que a Dilma usou, ou vai fazer infusão contínua com cateter e bomba de infusão de uso domiciliar???
Por que não nos exasperarmos por nem todos terem os mesmos direitos???
Somos diferentes porque não temos convênios, ou mesmo cargos importantes???
E a Constituição Federal não diz que temos todos os direitos e somos iguais???
Temos sim que aproveitar essa situação e mostrar que há diferenças nos tratamentos e lutar pelos direitos dos mais fracos. Não é justo que um paciente espere 30-40 dias para ter um diagnóstico patológico, ou aguarde na fila de cirurgias, simplesmente porque não há mais médicos se submetendo aos salários de fome que o SUS paga!
Pagar de 10 - 17 reais de honorários de quimioterapia por paciente/mês é simplesmente um achaque!
Pagar 1.200 reais por Mês para médicos da rede pública por 20 horas de trabalho, e fazê-los atender 18 pacientes ou mais em 04 horas é um abuso!
Eu quero sim que ele se cure e tenha um excelente tratamento, que com certeza já está tendo, mas e o paciente que atendi hoje que não teve a mesma sorte
e está morrendo no hospital com menos de 30 anos...
E as mulheres com câncer de mama que não conseguem usar o tratamento mais moderno?
E a fila da reconstrução mamária das mulheres mastectomizadas?
E as filas imensas da radioterapia, que só não são maiores pela abnegação de radioterapeutas que tratam os pacientes SUS em suas clínicas privadas,
muitas vezes arcando com os custos do tratamento para verem seus pacientes melhor atendidos?

Temos sim que falar, temos que mostrar à população que não é assim que ocorre no dia a dia de pacientes oncológicos, que ficam sentados dentro de ambulâncias o dia todo aguardando para voltarem para suas casas após terem feito seus tratamentos ou seus exames cedo pela manhã, aguardando aqueles que fazem exames e tratamentos á tarde.

Se vocês não sabem o câncer é uma doença que mais mata somente vindo atrás das doenças coronarianas.
Quase um problema de saúde pública!
E seus custos são altos sim, mas não justificam que para custeá-los temos que sacrificar pacientes que teriam chances reais de cura, que hoje mesmo a deonça se encontrando em estágios avançados chegam aos índices de 50 %.

Sinto muito se o Lula está passando por isso, mas com certeza não está lutando para ter seu medicamento e passando por um grave estresse para ver quando vai começar ou quando vão lhe chamar para iniciar seu tratamento!

Queria que todos os pacientes oncológicos tivesem o direito ao tratamento de ponta oferecido no Sírio ou no Einstein!! 
Somente nós médicos sabemos o dilema ético ao dizer ao paciente que terá que fazer um tratamento, mas que talvez não tenha acesso no sistema, por exemplo a hormonioterapia extendida para câncer de mama após uso de Tamoxifeno, não é disponibilizada ao pacientes do SUS, porque não tem código para esse tratamento, haja visto que a tabela está desatualizada.

O SUS diz que paga tudo, as tabelas realmente não dizem qual tratamento o médico deve fazer, o médico pode prescreve o que quiser, entretanto,
o valor pago pelo código da doença é ínfimo e não cobre os novos tratamentos, quem paga a conta???
Os hospitais filantrópicos???  Os hospitais públicos já tão sucateados...
Ou deixamos assim, e não nos indignamos, afinal eu não tenho nada a ver com isso, na minha família niguém tem câncer, e eu tenho convênio de saúde, para que vou me preocupar????

Quando a água bater naquele lugar, quero ver....Sorry pelo desabafo!
Mas é irritante escutar tanta coisa de quem não tem a mínima noção do que seja a saúde nesse país,
e isso que em Blumenau e no Sul, vivemos num paraíso, comparado com o resto do país!

Dra. Liziane Anzanelo
Oncologista - Blumenau - SC